Sicredi União RS - Sicredi União RS comemora 105 anos de história

Sicredi União RS comemora 105 anos de história

Publicado em 06 de Julho de 2018
Tempo de leitura: 05'44"
0 0
< >

Uma história centenária de cooperação comemorada no dia 06 de julho

Há 105 anos a Sicredi União RS, instituição financeira cooperativa, atua no desenvolvimento da sua região de atuação e está comprometida com o crescimento dos mais de 140 mil associados.  É uma das cooperativas integrantes do Sistema Sicredi e está presente em 36 municípios das regiões Noroeste e Missões com 43 agências e uma equipe de mais de 650 colaboradores para atender e servir aos nossos associados.

Mesmo parte de um sistema sólido e eficaz a atuação da cooperativa é local, direcionada para atender as necessidades dos associados e da comunidade. É isso que diferencia a cooperativa das demais instituições financeiras, além do modelo de gestão que valoriza a participação e preza pela transparência, onde o associado é dono da cooperativa e participa das decisões, através das assembleias realizadas anualmente. Além disso, disponibiliza um portfólio de mais de 300 soluções financeiras que atendem as necessidades e sonhos dos associados.

Outro diferencial da instituição financeira é o retorno de parte do resultado da cooperativa ao associado de acordo com o que este contribui com a cooperativa. Segundo Sidnei Strejevitch, Presidente da Sicredi União RS, em 2017 a cooperativa teve um resultado histórico, que ultrapassou o objetivo, atingindo R$ 72 milhões. A Sicredi pode devolver cerca de 50% deste resultado aos associados, proporcionalmente a sua participação. Cada dia cumprindo a missão de agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e das comunidades. 

 

Cidadania e Cooperação: Programa A União Faz a Vida

Há 21 anos a Sicredi União RS desenvolve o Programa A União Faz a Vida na região noroeste e missões. O Programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, com base nos princípios da cooperação e da cidadania. Atualmente está presente em treze municípios: Alecrim, Caibaté, Cerro Largo, Giruá, Porto Xavier, Santo Antônio das Missões, Vitória das Missões, Entre-Ijuís, Santa Rosa, São Borja, Tuparendi, Mato Queimado e Cândido Godói. É desenvolvido em 34 escolas, beneficiando mais de 3.500 crianças e adolescentes e 433 professores.

 

Educação Financeira

Outra causa importante e que reforça a nossa missão é a Educação Financeira. A cada ano as ações se intensificam e nos últimos três anos mais de 15 mil crianças e adolescentes participaram de palestras e oficinas sobre educação financeira. Além destes atuamos de forma intensa em parceria com empresas, sindicatos, prefeituras, entidades, entre outras, auxiliando os participantes a cuidar da sua vida financeira.

 

Fundo Social 2018

Neste ano a cooperativa implantou o Fundo Social que objetiva destinar 2% do resultado de 2017 para apoiar ações de interesse coletivo desenvolvidas na área de ação da Sicredi União RS. Com foco em iniciativas que visam promover educação, saúde, cultura, esporte, manutenção ou recuperação ambiental e segurança, o fundo social, vem ao encontro da pratica de dois, dos sete princípios do cooperativismo, que são: Educação, formação e informação e Interesse pela comunidade. As inscrições iniciam em 09 de julho e encerram em 31 de agosto. As entidades da nossa região poderão inscrever-se no site: sicrediuniaors.com.br/fundo-social.

 

Promoção Aniversário Premiado 105 anos

Outra novidade em 2018 é a campanha de prêmios para comemorar os 105 anos. São mais de R$ 600 mil em prêmios entre carros, motos, barco, jet sky, TV, refrigeradores e notebooks. Todos os associados que utilizarem os produtos e serviços participantes no regulamento podem concorrer aos prêmios.  A campanha segue até 21 de novembro. Saiba mais em sicrediuniaors.com.br/promocao .

 

Como tudo começou

A história começou em 1913 com a vinda do Padre Theodor Amstad até Cerro Largo que trouxe a ideia pioneira de implantação das Caixas Rurais, uma alternativa econômica para os agricultores na época, baseado no modelo Raiffeisen, sistema que ele havia conhecido na Europa. Feitos os primeiros estudos, a Caixa Rural foi criada, em 06 de julho de 1913, inicialmente apenas para crianças em idade escolar. Desde lá foi preciso a união de muitas pessoas e cooperativas para que hoje tivéssemos uma cooperativa forte e sólida. Em 2010 os associados das cooperativas Grande Santa Rosa, Missões e Serro Azul definiram pela a união das três, formando então a Sicredi União RS.

Segundo o presidente da Sicredi União RS, Sidnei Strejevitch, chegar aos 105 anos com uma Cooperativa sólida mostra que todos os envolvidos sabem fazer juntos para fazer a diferença. Para ele, o associado é a razão de existir da Cooperativa e o grupo de colaboradores que sempre está se qualificando e buscando atender as necessidades para assessorar associados, fazendo com que eles se sintam em casa para buscar os negócios com a Cooperativa. E isso faz a diferença.