Sicredi União RS - Câncer de mama: como prevenir?

Câncer de mama: como prevenir?

Publicado em 08 de Outubro de 2018
Tempo de leitura: 03'18"
0 0
< >

O câncer de mama é tipo o mais comum entre as mulheres, depois do de pele. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos registrados anualmente da doença. Mesmo com o grande número de casos, o câncer de mama é um tumor curável em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, o que reduz significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres.

De acordo com o médico oncologista Pedro Lourega, o câncer de mama geralmente se apresenta como um nódulo, visualmente na superfície da mama ou de maneira mais profunda. A prática do autoexame deve ser feita mensalmente pela mulher.

Como fazer?

1 - Use um óleo ou creme que permita que a mão deslize na superfície da mama.

2 - Procure a presença de alguma área endurecida, algum nódulo ou alguma região mais sensível da sua mama.

Como identificar

O médico explica como identificar alguns casos, "O câncer pode ser identificado por algum abaulamento na mama, uma retração no mamilo, íngua palpável na axila, às vezes uma pele da mama que se assemelhe a uma casca de laranja ou até mesmo uma região dolorosa da mama, destaca. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres entre 50 e 69 anos, ou antes disso caso haja histórico familiar de câncer de mama ou a indicação do profissional de saúde. Além de fazer o autoexame periodicamente, existem algumas práticas que podem ser inclusas na sua rotina.

Pratique atividade física A prática de atividade física diminui em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama. Controle a alimentação Uma dieta equilibrada evita o sobrepeso e melhora a qualidade de vida. Alimentos industrializados, enlatados e conservados contém agentes cancerígenos na composição e devem ser evitados. Evite fumar O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças, entre elas, o câncer.

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 4,9 milhões pessoas (mais de 10 mil por dia) morrem todos os anos em decorrência do cigarro, e estima-se que 30% de todos os casos de câncer são devido ao tabagismo.

Evite consumir álcool em excesso De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o alcoolismo causa entre 2% e 4% das mortes por câncer, sendo um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de mama, principalmente se o uso for combinado com o tabaco.

Mais informações em: www.cancer.org.br

Fonte: Fundação do Câncer e Dr. Pedro Lourega