Sicredi União RS - Sicredi lança Relatório de Sustentabilidade 2018

Sicredi lança Relatório de Sustentabilidade 2018

Publicado em 09 de Abril de 2019
Tempo de leitura: 05'10"
0 0
< >

O Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e presente em 22 estados e no Distrito Federal - publicou no dia 22 de março a edição referente a 2018 do Relatório de Sustentabilidade. O documento reafirma o compromisso do Sicredi com a atuação responsável, cooperativa e sustentável de seus negócios e com o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atua.

O relatório integra a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Sicredi e segue as diretrizes internacionais da GRI Standards, mostrando onde o desempenho da instituição tem impacto, sob o ponto de vista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento direciona a estratégia do Sicredi e reforça os princípios do cooperativismo como promotores do tema sustentabilidade.

Pela primeira vez, o Relatório de Sustentabilidade do Sicredi incluiu dados de emissão de gases de efeito estufa por colaborador. A informação será utilizada como base para definir, a partir de 2019, ações para diminuir os impactos ambientais, garantindo a qualidade, transparência e eficácia da gestão da instituição.

Entre os destaques da publicação, está a jornada de transformação digital iniciada pelo Sicredi, que inclui o lançamento do Woop Sicredi no ano passado, plataforma que oferece uma experiência de cooperativa de crédito 100% digital. Mais do que uma conta on-line, o Woop Sicredi permite que o usuário se associe e acompanhe o cotidiano de sua cooperativa de crédito pelo celular, vivendo os princípios e valores do cooperativismo.

Também foram evidenciadas no relatório as ações realizadas para difusão dos princípios e valores do cooperativismo. Um exemplo é o Programa Pertencer, que estimula a participação na governança das cooperativas e leva aos associados mais conhecimento sobre a importância de valores como democracia, transparência e ética. Apenas no ano passado, quase 415 mil pessoas participaram das assembleias. Outro importante programa com resultados relevantes é A União Faz a Vida, que tem como objetivo contribuir para a educação de crianças e adolescentes por meio de uma metodologia de ensino que promove os valores da cooperação e cidadania. Em 2018, 257 mil crianças e adolescentes foram impactadas, um aumento de 25,5% em relação a 2017.

Os relatos apresentados sobre diversidade dão conta de que algumas cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi implementaram Comitês Mulher e Comitês Jovem, que incentivam a participação desses públicos nas estruturas de governança e nas comunidades. Como resultado, o Sicredi recebeu o prêmio Athena Award 2018, concedido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, em sua sigla em inglês) às instituições financeiras que contribuíram para o desenvolvimento de lideranças femininas no cooperativismo de crédito, em 2018.

Em 2018, outros dois projetos do Sicredi também foram reconhecidos pelo Woccu, por meio dos programas World Young Credit Union People e Growth Award, que premiam as três instituições financeiras com maior crescimento na base de associados. No âmbito nacional, o Sicredi também conquistou o primeiro lugar na categoria Cooperativas Financeiras das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, além de figurar novamente entre as Melhores Empresas para Começar a Carreira, ambos os rankings da revista Você S/A.

Além disso, o Sicredi é referência em cooperativismo de crédito: no ano passado, foi assinado um acordo de cooperação com a Federação de Cooperativas de Poupança e Crédito do Nepal, por intermédio do Woccu. Esse acordo visa prestar assistência ao desenvolvimento das cooperativas do país asiático, aproveitando o conhecimento e a vivência do Sicredi, no modelo sistêmico de atuação.

Essas e outras informações e resultados alcançados pela instituição ao longo de 2018 podem ser conferidos no Relatório de Sustentabilidade, disponível no link https://www.sicredi.com.br/html/conheca-o-sicredi/relatorios .

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.